7 de agosto de 2011

Férias e Alergia ao Sol


As férias já passaram por aqui e foram calmas, relaxantes e revitalizadoras!
Ainda me recordo dos meus neurónios andarem todos a chocar uns com os outros nos dias antecedentes às férias... Mas agora estão bem melhor, conseguiram recuperar energias e estão preparados para o regresso ao trabalho!

Mas as férias não deixaram só as suas marcas positivas...
Apesar de uma semana ventosa e de um tempo não muito agradável para deslocações até à praia (Obrigada S. Pedro foste um amigo), a segunda foi um bocadinho melhor pelo que lá me fiz a caminho do areal e da água salgada durante uns dias.

Mergulhos na água salgada, chapinhar, chapinhar, que bom!
Banhos de sol sempre com protector solar (factor 50) e..... borbulhas, vermelhidão, comichão!
Visita ao dermatologista e o resultado foi: Alergia ao SOL!!!
Descobri que sofro de uma fotodermatose idiopática, de seu nome lucite estival benigna. É algo que ocorre principalmente na mulher jovem ao 2º ou 3ª dia de exposição solar na praia, surgindo nas zonas habitualmente protegidas do Sol (decote, dorso, coxas…) uma comichão intensa e a pele fica vermelha e com pequenas borbulhas que parecem tornar a pele irregular.
Olha a minha sorte... agora aqui ando a tomar antihistamínicos, a colocar pomada nas zonas afectadas e com um tratamento preventivo para que não voltem a surgir (sim porque ainda espero ir várias vezes à praia este ano!).

Mas como já voltei ao trabalho posso proteger as zonas afectadas do sol e o S. Pedro voltou novamente a ser simpático uma vez que hoje também não esteve grande tempo para praia :)

1 comentário:

  1. Olá boa noite! Sofro do mesmo! Que pomada lhe receitou o médico?
    Obrigada!
    Cláudia

    ResponderEliminar