13 de dezembro de 2010

A aventura de uma Escapada Pitoresca

No passado fim de semana  fomos usufruir da Escapada Pitoresca que nos ofereceram o Natal passado. Tal como todos os portugueses deixámos tudo para a última! Até para um bocadinho de lazer vamos adiando e adiando...
Depois de alguma indecisão para escolha do local e problemas logísticos tal como a distância e a disponibilidade, decidimo-nos pela Quinta da Dourada!
Situada em plena Serra de São Mamede a nossa expectativa era que esta Quinta nos proporcionasse um(a) dia/noite agradável em contacto com a natureza! Além disso, devido à localização planeámos visitar Marvão, Castelo de Vide e Portalegre.

Assim sendo, pusemo-nos à estrada munidos do nosso querido GPS e estradas de Portugal aí fomos nós!
A2, A6, IP2... tudo muito bem até o GPS nos dizer que tínhamos de virar à direita por uma estrada estranha.... Duplo sentido mas apenas com espaço para 1 faixa, alcatrão do século passado e nada nadinha com vida se via à volta (ahhh excepto uma cabra em cima de uma árvore!)... Continuamos e "Chegou ao seu destino!" no meio do nada! Que bom! Estava prestes a anoitecer e nós perdidos no meio do nada!
E agora? Guiamo-nos pelo quê? Sabemos coordenadas mas o nosso GPS não as conhece no sitio certo... O Galaxy ainda sem 3G... Vamos à aventura e vamos seguindo por instinto!
Claro que isto não poderia correr bem e ficámos novamente perdidos no meio do nada!
Então e o Boston e o Google Maps? Damos o benefício da dúvida a mais um aparelho? Só nos resta esta única alternativa!
De noite serrada por estradinhas e curvas e contracurvas no meio do nada.... Já começava a pensar um bocadinho na nossa vida! Ainda por cima no fim de semana mais gelado até agora!
Depois de muito tempo eis que lá vemos uma seta que indica Quinta da Dourada! Chegámos!!!!!!!

A sala de estar da Quinta da Dourada
Com muito frio só queríamos um sitio quentinho pelo que decidimos jantar mesmo pela quinta e não nos arriscámos a aventurar por um sitio desconhecido!
Os donos da quinta são de grande simpatia e adorámos tudo! Tanto o jantar, como o tempo passado na sala ao quentinho da lareira a ver o jogo do Benfica (blhack) e toda a estadia em si!
É de facto um lugar único, que se vê que foi construído com uma grande dedicação, cuidado e gosto! Aconselhamos vivamente!
Temos pena que tenha estado um frio gelado que não nos tenha permitido explorar mais o exterior da quinta. Vai ficar para uma próxima oportunidade!

No Castelo de Marvão ao fundo víamos a Serra da Estrela
Seguimos viagem por aquelas estradinhas que na noite anterior nos pareciam intermináveis e chegámos a Marvão onde subimos ao topo do castelo e sentimos o friozinho que estava! Ao longe víamos a Serra da Estrela coberta de neve!
Era mesmo muito frio aquele que se fazia sentir que não usufruímos em pleno da passagem por Marvão... Mas do pouco que vimos achei muito semelhante a Óbidos, uma vila medieval, dentro das muralhas de um castelo e uma vista de cortar a respiração!
Como é que é possível sem maquinaria pesada construir-se um castelo no cimo de um monte como aquele? É sempre uma das perguntas que faço e para a qual não consigo obter resposta....

Não cumprimos o planeado e deixámos Castelo de Vide para uma próxima oportunidade, só queríamos um sitio quentinho e seguir viagem. Tivemos de parar em Portalegre porque já era hora de almoço e não podíamos seguir viagem assim!
Portalegre deve ser uma cidade claramente alentejana! Isto porque não se via ninguém na rua... Parecia domingo! E encontrar um lugar para almoçar também foi uma aventura mas pronto conseguimos comer qualquer coisa o que já é positivo!
Sobre Portalegre só posso dizer que não foi uma cidade que me marcou! Talvez tenha sido do frio :P

Foi um fim de semana comprido, cansativo, aventureiro mas divertido :) Para repetir!

Sem comentários:

Enviar um comentário