14 de dezembro de 2010

A moda dos cupcakes

Já toda a gente deve ter reparado que os cupcakes estão na moda!
Esses bolinhos que não passam de simples queques mas com coberturas coloridas e decoradas que fazem quase ter pena de os comer!
Os cupcakes foram dados a conhecer ao mundo pela série "O Sexo e a Cidade" em que víamos frequentemente a personagem principal a deliciar-se com uma desta guloseimas.
Pelo que parece esta moda já existe, além de nos EUA, em países europeus como Inglaterra e França. Agora é a vez de Portugal :)
Existem já diversas pastelarias a especializarem-se na confecção e decoração destes queques coloridos, pelo que já tive, claro, de experimentar alguns :)

A mais conhecida, a Merry Cupcakes, começou com um pequeno balcão no centro comercial do Campo pequeno e consta já com uma forte expansão deste conceito para diversas superfícies comerciais portuguesas.
Foi através desta marca que comecei a dar mais atenção a esta moda, após ter comprado o livro que foi recentemente vendido com o JN ou DN. Foi uma loucura tal a venda deste livro que esgotou em todas as papelarias onde me dirigi!
Posso dizer que o primeiro cupcake que comi foi o meu próprio cupcake :P feito através da receita da Merry Cupcales.
Os meus primeiros cupcakes
Não ficaram perfeitos pelo que iniciei a minha saga pelos cupcakes!
Primeiro, claro, provei os Merry Cupcakes no Colombo e achei-os doces demais! É certo são muito bonitos, são saborosos, mas aos poucos tornam-se enjoativos pelo excesso de doce da cobertura.
Confesso que fiquei um pouco desiludida e pensei que não podia ser possível, alguém devia ser capaz de aperfeiçoar a receita de modo a estar ao gosto de pessoas com a mesma opinião que eu!

Seguiu-se então os cupcakes da Bake my Day do Vasco da Gama e foi uma experiência mais agradável apesar de semelhante à anterior. Aquela cobertura não podia ser assim! Algo se podia fazer!

Pouco tempo depois e num passeio por Lisboa lembrámo-nos: Vamos provar os cupcakes da Tease!
Os cupcakes da Tease
Localização central e fora dos centros comerciais, foi um uau quando lá entramos! Espaço e localização excelentes! Chás, chocolates, cafés e cappucinos... Queríamos mesmo ficar por lá mas além de cheio estávamos com pressa e pedimos para colocar numa caixinha.
No barco a caminho do Barreiro o deslumbramento foi total! Cupcakes de tiramisu e de tarte de maçã, os meus preferidos! São mesmo excelentes! Textura, cobertura, grau de doce ideal! Ficámos rendidos e fãs :)

Depois desta experiência já tentei pesquisar por uma receita que me relembre a explosão de sabores destes cupcakes mas enquanto não a acho vamo-nos deliciando com estas delicias de vez em quando porque também não convém abusar, não queremos rebolar!

Os cupcakes estão na moda, até quando vão durar?

Sem comentários:

Enviar um comentário